Dietoterapia

dietoterapia-maca

Nossa nutricionista realiza atendimento favorecendo uma educação alimentar baseada nos princípios dos alimentos funcionais e equilíbrio orgânico através de uma alimentação equilibrada e que proporcione melhoria na qualidade de vida.

Auxilia no emagrecimento, orientação alimentar para crianças, adultos e idosos, além de trabalhar com alimentação nas bases da Medicina Tradicional Chinesa, conhecida como dietoterapia chinesa.

Saiba um pouco mais sobre Dietoterapia Chinesa

Os alimentos são classificados de acordo com suas características energéticas associadas às necessidades de manter o corpo em equilíbrio, além dos classificados de origem botânica e valor nutricional. A dietoterapia chinesa leva em conta algumas características para a classificação e prescrição dos alimentos. Os sabores se relacionam com a ação que o alimento exerce nos órgãos e às emoções, exaltando, equilibrando ou engraquecendo-as.

A natureza energética é o segundo fator observado. Outras características são valorizadas na MTC, como a capacidade do alimento de secar ou umedecer o organismo, a direção que o alimento gera na energia, cor do alimento, forma a parte utilizada, entre outras características.

dietoterapia-graos

A MTC considera inseparável a alimentação e a fitoterapia , uma vez que é difícil distinguir entre alimentos e ervas. Na MTC a alimentação é apontada como forma de prevenção, cura e nutrição. O diagnóstico na MTC é essencialmente clínico, realizados através de detalhada anamnese, levando em conta aparência geral, coloração da face, voz, respiração, tosse, transpiração, sintomas, características de urina e fezes, sede, apetite, sono, hábitos de vida, entre outros.

Os princípios da MTC devem ser conhecidos pelo nutricionista como um instrumento complementar a sua formação tradicional, por reconhecer a alimentação côo base da saúde e do tratamento de qualquer estado patológico e reincorporação dos valores subjetivos no âmbito do diagnóstico e tratamento.